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Posted by on Sep 28, 2006 in Vendendo | 1 comment

Catalogação de Imagens

Catalogação de Imagens

Fotografia é algo que faz parte da vida de todas as pessoas, somos todos fotógrafos.

Desde as primeiras câmeras populares muitas pessoas têm olhado

o mundo por trás de uma lente e registrado a vida e as coisas através do retângulo mágico. Mas catalogação de imagens, o que é isso?

Conhecida popularmente como “keywording” é o pesadelo da maioria dos fotógrafos, mas para que suas fotos sejam encontradas pelos mecanismos de busca dos bancos de imagens você precisa fornecer às agências uma pequena descrição e as keywords de cada uma delas.

Descrição

Descreva o que você está vendo na imagem, nem mais nem menos. Seja sucinto e pertinente. Quanto mais precisa a descrição, maior a possibilidade de sua imagem aparecer diante dos olhos do comprador certo e isso é o que faz o sucesso ou fracasso na comercialização dessa imagem.

Exagerar na descrição com palavras não pertinentes apenas irritará o comprador. Se a imagem que aparece não bate com as palavras da pesquisa, o comprador provavelmente não volta a pesquisar no site.

Exemplo de descrição: Jovem de óculos utilizando o notebook na frente da televisão.

 

 

Keywords

Uma maneira prática de chegar a elas e olhar a imagem e fazer perguntas do tipo: quem? O que? Como? Onde? Quando?

Quem? O que? Homem, mulher, menino, menina, criança, praia, automóvel, notebook, etc.

Como? Alegre, triste, sorrindo, chorando, caminhando, chuvoso, ensolarado, etc.

Onde? Parque Ibirapuera, Museu do Ipiranga, escritório, escola, casa, etc.

Quando? No inverno, verão, dia, noite, etc.

Não indique o lugar se essa informação não for relevante para a imagem.

Conceitos

É muito comum o cliente procurar por um conceito, precisa de uma imagem que ilustre um ideia, tal como: felicidade, amor, prosperidade, segurança, confiança, etc. Não deixe de colocar o(s) conceito(s) que a sua imagem transmita, se for o caso.

Categorias

Conforme a agência que você trabalhar pode ser solicitado a informar a categoria em que a imagem se encaixa, tal como: negócios, estilo de vida, turismo, esporte, etc. Isso varia muito de agência para agência, cada uma tem a sua lista de categorias e tem também quem ache redundante a informação da categoria. Como eu, por exemplo.

Importante

Não delire, não viaje. Assegure-se de que você não está indo além do que a imagem está mostrando. Seja sensato, não irrite o cliente.

Cuidado com o copy e paste. Isso pode economizar um bocado de tempo, mas se você estiver usando copy e paste para diversas imagens de uma mesma série, assegure-se de remover as pequenas diferenças. Se numa sequência de praia tiver um casal na primeira foto, não esqueça de retirar essa keyword das outras fotos.

Seja abrangente. Nem todas as pessoas pensam e visualizam igual uma mesma cena. Tente pensar como o cliente.

Alguém pode procurar por “ovos fritos com a gema amarela para cima”, assim como outra pessoa pode procurar por essa mesma foto pelas palavras “café da manhã”, ou simplesmente “refeição”. Inclua tudo. Comece com as palavras que você usaria e depois expanda para algo mais geral. E saiba quando parar.

Sinônimos: Não existe nenhuma regra rígida para uso dos sinônimos em suas palavras-chave. Sinônimos obviamente são importantes, use o bom senso.

No final não deixe de passar o corretor ortográfico.

Softwares e Ferramentas de Suporte

Na Internet existem inúmeros softwares e ferramentas que se propõem a ajudá-lo nessa tarefa ingrata, geralmente em inglês. É só fazer uma pesquisa no Google usando as palavras keywording software tools e vai aparecer muita coisa.

Experimente a ferramenta disponível no link abaixo, para ter uma ideia de como funciona.

http://arcurs.com/keywording/

Como dissemos no início catalogar é um pesadelo, é tedioso, geralmente não faz parte do perfil do fotógrafo, mas se você tiver as imagens que os clientes procuram, com uma boa catalogação, você está fazendo a coisa certa.

Boa sorte em sua catalogação.

1 Comment

  1. I like this eGallery theme features.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Сергей - Спасибо,... Хотя новость уже читал...

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