Pages Menu
Categories Menu

Posted by on Feb 25, 2015 in Comprando | 0 comments

As Modalidades de Licenciamento

As Modalidades de Licenciamento

Atualmente existem no mercado mundial dois tipos principais de licenciamento, com características e estruturas de preço diferentes: a modalidade conhecida por “Royalty Free” e a modalidade conhecida por “Direitos Controlados”. São conhecidos também pelas suas siglas RF e RM (esta oriunda do seu nome em inglês, Rights Managed, e a outra não foi sequer traduzida).

Royalty Free é a modalidade de licenciamento de imagem em que o cliente paga uma única vez e adquire os direitos de uso da imagem podendo usá-la quantas vezes quiser, por tempo indeterminado e sem exclusividade. Atualmente é a mais utilizada no mercado e geralmente o preço é definido principalmente pelo tamanho da imagem, apesar de que em determinadas empresas entram também outros parâmetros na definição do preço.

Direitos Controlados é a modalidade de licenciamento em que o cliente paga pelo tipo de uso da imagem, combinado com outras variáveis, tais como tipo específico de uso, tempo de uso, quantidade de impressões, território a ser veiculado, segmento de mercado, tamanho, exclusividade.

A exclusividade é opcional, pode ser licenciada sem exclusividade para não aumentar muito o preço, mas a possibilidade de ter exclusividade é uma das principais características que a diferenciam da modalidade Royalty Free.

Se o seu projeto requer imagens com exclusividade, o caminho é a licença de imagens com Direitos Controlados.

Post a Reply

Your email address will not be published.