Pages Menu
Categories Menu

Posted by on Feb 25, 2015 in Comprando | 0 comments

Comprando Imagens Individuais

Comprando Imagens Individuais

Até há alguns atrás, antes das assinaturas e pacotes de créditos, esta era a principal modalidade de compra de imagens.

Cada site tem as suas características próprias, desde a sua ferramenta de pesquisa de imagens, que é onde tudo começa, até a entrega das imagens, que é quando termina, mas quase todos eles funcionam segundo os passos abaixo.

Resumidamente os passos são estes:

1) Cadastre-se.
2) Pesquise suas imagens.
3) Efetue o pagamento.
4) Baixe a sua foto.

Veja esse passo a passo com um pouco mais de detalhes.

1) Faça o seu cadastro no site. O cadastro é gratuito em todos os bancos de imagens. Não é obrigatório ter cadastro para fazer pesquisa, mas pode haver informações às quais apenas os cadastrados tem acesso..

2) Pesquise suas imagens e mova-as para seu carrinho de compra, ou um lightbox, se você ainda vai escolher apenas algumas entre as selecionadas. Esteja certo de haver escolhido o tamanho e a resolução de imagem que precisa. Geralmente imagens para a para Web tem resolução de 72 DPI e para impressão 300 DPI.

Caso você não tenha preenchido o seu cadastro com todos os dados de faturamento e cobrança, será solicitado a complementar o cadastro. Isso costuma ocorrer apenas na primeira vez em que você compra uma imagem em uma determinada empresa.

3) Efetue o pagamento pela alternativa mais adequada a você, dentre as alternativas de pagamento do site.

As formas de pagamento variam de site para site: boleto bancário, depósito em conta, Cartão de Crédito e Paypal são os principais.

Uma vez efetuado o pagamento envie por e-mail uma cópia do comprovante, e a liberação da imagem geralmente é imediata ou em um curto período de tempo.

4) Receba a sua foto. Esse procedimento varia de empresa para empresa, mas o mais frequente é você baixar a foto no próprio site em que efetuou a compra. Eventualmente poderá receber anexada a um e-mail ou através de um link também recebido por e-mail.

5) Receba a sua Nota Fiscal. É importante o recebimento de uma Nota Fiscal pois ela é a formalização do ato de licenciamento de suas imagens.

IMPORTANTE

Não esqueça que este é o procedimento utilizado para aquisição de imagens individuais (Single Images). A compra de imagens através de Planos de Assinaturas ou Pacotes de Créditos tem algumas características diferentes, que serão explicadas em outro tópico.

É importante também ressaltar que esse procedimento se refere a compras através de empresas brasileiras ou estabelecidas no Brasil. Se você estiver fazendo compras diretamente em um site no exterior, alguns procedimentos podem ser diferentes, principalmente no que diz respeito ao pagamento e legalização da compra.

Quanto ao pagamento fica excluída a possibilidade do boleto e também da transferência bancária, esta devido ao custo e à demora de transferência, e a legalização da operação é feita através de uma Fatura (Invoice), ao invés de uma Nota Fiscal. Se você ou sua empresa precisam de uma Nota Fiscal, a operação torna-se inviável.

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *