Pages Menu
Categories Menu

Posted by on Feb 25, 2015 in Licenças | 0 comments

Bancos de imagens não vendem imagens

Bancos de imagens não vendem imagens

Inicialmente um esclarecimento básico, mas muito importante, para os não iniciados na aquisição de uso de imagens para uso comercial ou editorial.

Imagens não são vendidas, nenhuma propriedade sobre a imagem

é transferida à pessoa ou empresa que paga por seu uso. Imagens são licenciadas, o comprador paga por uma licença de uso da imagem. Os bancos de imagens não vendem imagens (a não ser em casos raros e muito excepcionais), eles vendem uma licença de uso.

E quem vai usar a imagem não precisa mais do que isso: uma licença para seu uso, à qual ele, o comprador deve ler com atenção para saber se essa licença é compatível com o uso que será feito da imagem.

Essa imagem deve ser utilizada de acordo com a licença que foi concedida a você com referência a essa imagem. Caso seja feito um uso não previsto na licença você pode ter complicações jurídicas sérias.

A pessoa, empresa privada ou órgão público que usa imagens deve ter um conhecimento básico sobre direitos autorais e termos utilizados na área de bancos de imagens (vide Glossário), do contrário estará fazendo um negócio de risco para a sua empresa, e se o vendedor (Banco de Imagens) não tiver um registro de que o comprador deu o seu “de acordo” para a licença de uso, também ele estará assumindo um risco.

Isso vale para todos os tipos de licenciamento, Microstock, Royalty Free e Direitos Controlados.

Post a Reply

Your email address will not be published.